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D13. Identificar as marcas lingüísticas que
evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.
Texto 01 – Televisão
Televisão é uma caixa de imagens que fazem barulho.
Quando os adultos não querem ser incomodados, mandam as crianças ir
assistir à televisão.
O que eu gosto mais na televisão são os desenhos animados de bichos.
Bicho imitando gente é muito mais engraçado do que gente imitando gente,
como nas telenovelas.
Não gosto muito de programas infantis com gente fingindo de criança.
Em vez de ficar olhando essa gente brincar de mentira, prefiro ir
brincar de verdade com meus amigos e amigas.
Também os doces que aparecem anunciados na televisão não têm gosto de
coisa alguma porque ninguém pode comer uma imagem.
Já os doces que minha mãe faz e que eu como todo dia, esses sim, são
gostosos.
Conclusão: a vida fora da televisão é melhor do que dentro dela.
( J. P. Paes )
Questão: O trecho em que se percebe que o
narrador é uma criança é:
a) “Bicho imitando
gente é muito mais engraçado do que gente imitando gente, como nas
telenovelas.”
b)
“Em vez de ficar olhando essa gente brincar de
mentira, prefiro ir brincar de verdade...”
c) “Quando os adultos
não querem ser incomodados, mandam as crianças ir assistir à televisão.”
d) “Também os doces que
aparecem anunciados na televisão não têm gosto de coisa alguma.”
D4. Inferir uma informação implícita no
texto
Texto 02 – O bicho – ( Manuel Bandeira )
Vi ontem um bicho,
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos
Quando achava alguma coisa
Não examinava, nem cheirava,
Engolia com voracidade.
O bicho não um cão
Não era um gato
Não era um rato
O bicho , meu Deus, era um homem.
Questão – O que motivou o bicho a catar restos foi:
a)
a imundície do pátio
b)
o cheiro da comida
c) a própria fome
d)
a amizade pelo cão
D5. Inferir o sentido de uma palavra ou
expressão.
Texto 03 – O império da vaidade
Você sabe por que a televisão, a publicidade, o cinema e os jornais
defendem os músculos torneados, as vitaminas milagrosas, as modelos longilíneas
e as academias de ginástica? Porque tudo isso dá dinheiro. Sabe por que ninguém
fala do afeto e do respeito entre duas pessoas comuns, mesmo meio gordas, um
pouco feias, que fazem piquenique na praia? Porque isso não dá dinheiro para os
negociantes, mas dá prazer para os participantes.
O prazer é físico, independentemente do físico que se tenha: namorar,
tomar mil – shake, sentir o sol na pele, carregar o filho no colo, andar
descalço, ficar em casa sem fazer nada. Os melhores prazeres são de graça – a
conversa com o amigo, o cheiro do jasmim, a rua vazia de madrugada -, e a humanidade
sempre gostou de conviver com eles. Comer uma feijoada com os amigos, tomar uma
caipirinha no sábado também é uma grande pedida. Ter um momento de prazer é
compensar muitos momentos de desprazer. Relaxar, descansar, despreocupar – se,
desligar – se da competição, da áspera luta pela vida, isso é prazer.
Mas vivemos num mundo onde relaxar e desligar – se se tornou um
problema. O prazer gratuito, espontâneo, está cada vez mais difícil. O que
importa, o que vale, é o prazer que se compra e se exibe, o que não deixa de
ser um aspecto da competição. Estamos submetidos a uma cultura atroz, que quer
fazer – nos infelizes, ansiosos, neuróticos. As filhas precisam ser Xuxas, as
namoradas precisam ser modelos que desfilam em Paris, os homens não podem assumir
sua idade.
Não vivemos a ditadura do corpo, mas seu contrário: um massacre da
indústria e do comercio. Querem que sintamos culpa quando nossa silhueta fica
um pouco mais gorda, não porque querem que sejamos mais saudáveis, mas porque,
se não ficarmos angustiados, não faremos mais regimes, não compraremos mais
produtos dietéticos, nem produtos de beleza, nem roupas e mais roupas. Precisam
da nossa impotência, da nossa insegurança, da nossa angústia.
( Paulo Moreira Leite )
Questão – O autor pretende influenciar os
leitores para que eles:
a) evitem todos os
prazeres cuja obtenção depende de dinheiro
b) excluam de sua vida
todas as atividades incentivadas pela mídia.
c) fiquem mais em casa
e voltem a fazer os programas de antigamente.
d) sejam mais críticos em relação ao incentivo do consumo pela mídia.
D10.
Identificar o tema de um texto Texto 04– No mundo dos sinais
Sob o sol de fogo, os mandacarus se erguem, cheios de espinhos. Mulungus
e aroeiras expõem seus galhos queimados e retorcidos, sem folhas, sem flores,
sem frutos.
Sinais de seca brava, terrível!
Clareia o dia. O boiadeiro toca o berrante, chamando os companheiros e o
gado.
Toque de saída. Toque de estrada.
Lá vão eles, deixando no estradão as marcas de sua passagem.
( TV Cultura, Jornal do Telecurso )
Questão – A opinião do autor em relação ao
fato comentado está em:
a) “os mandacarus se
erguem”
b) “aroeiras expõem
seus galhos”
c) “sinais de seca brava, terrível”
d) “toque de saída,
toque de estrada”
D7.
Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros Texto
05 – Mente quieta, corpo saudável
A meditação ajuda a controlar a ansiedade e a aliviar a dor? Ao que tudo
indica, sim. Nessas duas áreas os cientistas encontraram as maiores evidencias
da ação terapêutica da meditação, medida em dezenas de pesquisas. Nos últimos
24 anos, só a clinica de redução do estresse da Universidade de Massachusetts
monitorou 14 mil portadores de câncer, aids, dor crônica e complicações
gástricas. Os técnicos descobriram que, submetidos a sessões de meditação que
alteraram o foco da sua atenção, os pacientes reduziram o nível de ansiedade e
diminuíram ou abandonaram o uso de analgésico.
( Revista Superinteressante, outubro de
2003 )
Questão – O texto tem por finalidade:
a) criticar
b) conscientizar
c) denunciar
d) informar
D14
– Identificar a tese de um texto
Texto
06 – O ouro da biotecnologia
Até os bebês sabem que o patrimônio natural do Brasil é imenso. Regiões
como a Amazônia, o Pantanal e a Mata Atlântica – ou o que restou dela – são
invejados no mundo todo por sua biodiversidade. Até mesmo ecossistemas como o
do cerrado e o da caatinga têm mais riqueza de fauna e de flora do que se
costuma pensar. A quantidade de água doce, madeira, minérios e outros bens
naturais é amplamente citada nas escolas, nos jornais e nas conversas. O problema
é que tal exaltação ufanista (“Abençoado por Deus e bonito por natureza”) é
diretamente proporcional à desatenção e ao desconhecimento que ainda vigoram
sobre essas riquezas.
Estamos entrando numa era em que, muito mais do que nos tempos coloniais
(quando pau-brasil, ouro, borracha,etc. eram levados em estado bruto para a
Europa), a exploração comercial da natureza deu um salto de intensidade e
refinamento. Essa revolução tem um nome: biotecnologia. Com ela, a Amazônia,
por exemplo, deixará em breve de ser uma enorme fonte “potencial” de alimentos,
cosméticos, remédios e outros subprodutos: ela o será de fato – e de forma
sustentável. Outro exemplo: os créditos de carbono, que terão de ser comprados
do Brasil por países que poluem mais do que podem, poderão significar forte
entrada de divisas.
Com sua pesquisa carente, indefinição quanto à legislação e dificuldades
nas questões de patenteamento, o Brasil não consegue transformar essa riqueza
natural em riqueza financeira. Diversos produtos autóctones, como o cupuaçu, já
foram registrados por estrangeiros – que nos obrigarão a pagar pelo uso de um
bem original daqui, caso queiramos ( e saibamos) produzir algo em escala com
ele. Além disso, a biopirataria segue crescente. Até mesmo os índios deixam que
plantas e animais sejam levados ilegalmente para o exterior, onde provavelmente
serão vendidos a peso de ouro. Resumo da questão: ou o Brasil acorda para a
nova realidade econômica global, ou continuará perdendo dinheiro como fruta no
chão.
( Daniel Piza. O Estado de S. Paulo)
Questão – O texto defende a tese de que:
a) a Amazônia é fonte
“potencial de riquezas”
b)
o Brasil desconhece o valor de seus bens naturais
c) as plantas e os
animais são levado ilegalmente
d) os bens naturais são
citados na escola
D26. Estabelecer relação entre a tese e os
argumentos oferecidos para sustentá – las
Texto 07 – O namoro na adolescência ( Marta Suplicy )
Um namoro, para acontecer de forma positiva, precisa de vários
ingredientes: a começar pela família, que não seja muito rígida e atrasada nos
seus valores, seja conversável, e, ao mesmo tempo, tenha limites muito claros
de comportamento. O adolescente precisa disto, para se sentir seguro. O outro
aspecto tem a ver com o próprio adolescente e suas condições internas, que
determinarão suas necessidades e a própria escolha. São fatores inconscientes,
que fazem com que a Mariazinha se encante com o jeito tímido do João e não dê
pelota para o herói da turma, o Mário. Aspectos situacionais, como a relação
harmoniosa ou não entre os pais do adolescente, também influenciarão o seu
namoro. Um relacionamento em que um dos parceiros vem de um lar em crise, é, de
saída , dose de leão para o outro, que passa a ser utilizado como anteparo de
todas as dores e frustrações. Geralmente, esta carga é demais para o outro
parceiro, que também enfrenta suas crises pelas próprias condições de
adolescente. Entrar em contato com a outra pessoa, senti – la, ouvi- la,
depender dela afetivamente e, ao mesmo tempo, não massacra – la de exigências,
e não ter medo de se entregar, é tarefa difícil em qualquer idade. Mas é assim
que começa este aprendizado de relacionar – se afetivamente e que vai durar a
vida toda.
Questão – Para um namoro acontecer de forma
positiva, o adolescente precisa de apoio da família. O argumento que defende
essa idéia é:
a) a família é o
anteparo das frustrações
b) a família tem uma
relação harmoniosa
c) o adolescente segue
o exemplo da família
d)
o apoio da família dá segurança
D27.
Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto Texto
08 – Animais no espaço
Vários animais viajaram pelo espaço como astronautas.
Os russos já usaram cachorros em suas experiências. Ele têm o sistema
cardíaco parecido com o dos seres humanos. Estudando o que acontece com eles,
os cientistas descobrem quais problemas podem acontecer com as pessoas.
A cadela Laika, tripulante da Sputnik –2, foi o primeiro ser vivo a ir
ao espaço, em novembro de 1957, quatro anos antes do primeiro homem, o
astronauta Gagarin.
Os norte-americanos gostam de fazer experiências cientificas espaciais
com macacos, pois o corpo deles se parece com o humano. O chimpanzé é o
preferido porque é inteligente e convive melhor com o homem do que as outras
espécies de macacos. Ele aprende a comer alimentos sintéticos e não se incomoda
com a roupa espacial.
Além disso, os macacos são treinados e podem fazer tarefas a bordo, como
acionar os comandos das naves, quando as luzes coloridas acendem no painel, por
exemplo.
Enos foi o mais famoso macaco a viajar para o espaço, em novembro de
1961, a bordo da nave Mecury/Atlas 5. A nave de Enos teve problemas, mas ele
voltou são e salvo, depois de ter trabalhado direitinho. Seu único erro foi ter
comido muito depressa as pastilhas de banana durante as refeições.
( Folha de S. Paulo, 26 de janeiro de 1996
)
Questão – No texto “Animais no espaço”, uma
das informações principais é:
a) “A cadela Laika foi
o primeiro ser vivo a ir ao espaço”
b) “Os russos já usavam
cachorros em sua experiência”
c) “Vários animais viajaram pelo espaço como
astronautas”
d) “Enos foi o mais
famoso macaco a viajar para o espaço”
Pode me enviar o gabarito por favor. silminha_21@hotmail.com
ResponderExcluirPoderia me enviar o gabarito. Obrigado ness_xavier@hotmail.com
ResponderExcluirconseguiu o gabarito me responde pfv
Excluirpreciso do gabarito por favor
ResponderExcluirvc tem o gabarito
ResponderExcluirgabarito por favor
ResponderExcluir