domingo, 6 de janeiro de 2013

GÊNERO TEXTUAL: RELATO DE MEMÓRIAS



Tempo de Infância

   Quando se é criança, o mundo é apenas um grande parque de diversões. E são essas as primeiras lembranças que trago em mim.
   Lembro que, ainda bem pequeno, gostava de sair correndo atrás de meus irmãos e primos maiores. Era uma corrida sem finalidade. Corria-se por correr ou, apenas, para repetir os gestos dos calangos que dividiam com a gente o espaço da aldeia.Meus irmãos e eu andávamos sem paradeiro e sem destino. Íamos a todos os cantos que nos eram permitidos pelos adultos. O igarapé era nosso principal objetivo, mas também tínhamos as árvores, enormes mangueiras que cresciam por toda a aldeia. As maiores subiam com destreza e depois me ajudavam a subir também.
   Passávamos horas ali, brincando de navegar nos galhos da velha árvore, comendo mangas com farinha de mandioca
(...).
Daniel Munduruku

1. Que pistas nos dá o texto de que a criança era indígena?
2. Qual era o principal objetivo das crianças na brincadeira?
3. Este texto tem uma estrutura diferente. É um texto de memórias.
a) Quais são as memórias apresentadas?
b) Retire do texto o trecho que exemplifica esta narrativa de memória.

13 comentários:

  1. 1) "Era uma corrida sem finalidade. Corria-se por correr ou, apenas, para repetir os gestos dos calangos que dividiam com a gente o espaço da aldeia".
    2)" Era uma corrida sem finalidade. Corria-se por correr ou, apenas, para repetir os gestos dos calangos que dividiam com a gente o espaço da aldeia".
    3)a) Da vida dele, do que ele se lembra de quando era criança, por isso se chama Relato de memoria.
    b) " Lembro que, ainda bem pequeno, gostava de sair correndo atrás de meus irmãos e primos maiores".

    ResponderExcluir
  2. 1. ''Corria - se por correr ou, apenas, para repetir os gestos dos calangos que dividiam com a gente o espaço da aldeia''.
    2 .As crianças corriam para repetir os gestos dos calangos.
    3.a) Quando era pequeno, corria atrás dos irmãos e primos maiores.
    b) ''Lembro que, ainda bem pequeno, gostava de sair correndo atrás de meus irmãos e primos maiores''.

    ResponderExcluir
  3. muito bom mesmo , treinando pra prova e me ajudou muito , faltei no dia da aula e ainda assim to super hiper mega sabia no assunto :) parabéns

    ResponderExcluir
  4. muito bom,vai me ajudar muito na prova de interpretação textual:relato de memórias

    ResponderExcluir
  5. 1. Que pistas nos dá o texto de que a criança era indígena?
    A aldeia


    2. Qual era o principal objetivo das crianças na brincadeira?
    O igarapé


    3. Este texto tem uma estrutura diferente. É um texto de memórias.
    a) Quais são as memórias apresentadas?
    As de um ídigena



    b) Retire do texto o trecho que exemplifica esta narrativa de memória.
    Quando se é criança




    ResponderExcluir
  6. muito bom vai mim ajudar no texto de relato de memoria que a porfesora pediu hoje abrigado quem postou

    ResponderExcluir
  7. vai me ajudar muito na prova de portugues que vai cair relatos de memorias

    ResponderExcluir