sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

PROJETO: FILME:Ilha das Flores: debatendo questões sociais no curta-metragem



PROJETO:
Ilha das Flores: debatendo questões sociais no curta-metragem

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • assistir ao curta-metragem “Ilhas das Flores”, de Jorge Furtado;
  • interpretar e debater elementos que compõem a temática abordada no filme;
  • produzir textos orais e escritos que possuam como temática as questões enfocadas em “Ilhas das Flores”.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Os alunos deverão conhecer os princípios da exclusão social.
Deverão, ainda, conhecer o gênero texto de opinião.
Estratégias e recursos da aula
ATIVIDADE 01
Assistindo "Ilha das Flores"
Ilha das Flores é um filme de curta-metragem brasileiro, do gênero documentário, escrito e dirigido pelo cineasta Jorge Furtado, em 1989, com produção da Casa de Cinema de Porto Alegre. De forma ácida e com uma linguagem quase científica, o curta mostra como a economia gera relações desiguais entre os seres humanos. Demonstra, de forma analógica, as questões que envolvem miséria, bem como os fatores que decorrem e que influenciam a mesma.
Nessa primeira atividade, você deverá exibir o filme uma primeira vez. Não é necessário um roteiro inicial para essa primeira exibição.
Link para o vídeo:  http://www.youtube.com/watch?v=KAzhAXjUG28    
 É importante que, ao assistir ao vídeo pela primeira vez, os alunos prestem bastante atenção nas questões por ele abordadas.
Ao final dessa prévia, pergunte à turma quais foram suas impressões iniciais. Por exemplo:
  • quais são os temas abordados?
  • o que mais chamou a atenção?
  • você concorda com tudo que foi apresentado?
Esse momento pode ser efetivado de forma oral, uma vez que você mediará os comentários dos alunos, sem buscar um aprofundamento nas questões que serão tratadas nas atividades subsequentes.
ATIVIDADE 02
Roteiro de leitura do filme
Proponha aos alunos que, agora, eles deverão assistir ao filme baseados em um roteiro de leitura que busque uma reflexão sobre o mesmo.
Roteiro de leitura:
  1. A realidade expressa pelo filme é comum somente a Ilha das Flores, em Porto Alegre? (alegoria para uma realidade vigente em várias cidades)
  2. Qual é o trajeto percorrido pelo tomate do Sr. Suzuki ao longo de todo o filme? (produto) (alimento) (lixo)
  3. Qual a importância que o dinheiro tem ao longo de todo o processo do filme? (mecanismo de exclusão) (mecanismo para facilitar as transações comerciais)
  4. Por que o filme cita os judeus como exemplos de seres humanos? (Jesus-judeu) (judeu-Holcausto) (judeu-não come porco)
  5. Quais questões no enredo colocam o porco como protagonista temático? (porco-judeu) (porco-alimento) (porco-superior ao humano)
  6. Qual o percurso do lixo ao longo do enredo? (lixo-tomate) (lixo-atrai germes e causa doenças) (lixo-humano) (lixo-cheirar mal) (questão ambiental/poluição)
  7. O nome Ilha das Flores e a relação com a definição de ilha, de água e de flor;
  8. Alimento (inadequado ao homem e adequado ao porco) (inadequado ao porco e adequado a um determinado tipo de homem);
  9. Dono (porcos com dono) (seres humanos sem dono);
  10. Primeira definição de ser humano (telencéfalo altamente desenvolvido e polegar opositor);
  11. Segunda definição dos seres humanos da Ilha das Flores (telencéfalo altamente desenvolvido, polegar opositor, sem dinheiro e nenhum dono).
Organize os alunos em grupos de 4 ou 5 alunos e peça que os mesmos façam anotações acerca de cada um dos pontos supracitados.
Para que esse momento da atividade se efetive de maneira exitosa, você deverá exibir o filme, novamente, algumas vezes. Caso julgue possível, poderá indicar o link para que os alunos complementem o roteiro de leitura em casa.
Não é necessário que os alunos respondam, em forma de questionário, o roteiro de leitura. A partir do filme, os grupos poderão:
  • construir um texto que contemple os pontos supracitados;
  • construir um esquema que relacione os pontos supracitados;
  • construir um organograma que envolva os pontos supracitados.
Após a produção deste trabalho, comunique aos grupos que eles farão uma apresentação sobre um ou dois dos pontos trabalhados.



ATIVIDADE 03
Debatendo
A partir das questões e dos pontos empreendidos na atividade anterior, promova um fórum de discussão com a classe. Divida os onze pontos elencados entre os grupos já existentes. Cada um deles deverá argumentar de que forma tais pontos são colocados no filme, bem como suas opiniões e soluções para tais questões socioeconômicas.
Permita que os alunos dos demais grupos façam perguntas ou complementem as falas dos colegas. A intenção é que todos visualizem as problemáticas de "Ilha das Flores" como modernas, não fictícias e próximas do nosso cotidiano.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000001313/md.0000016946.jpgATIVIDADE 04
Apresentação

http://www.culturabrasil.pro.br/capetalismo.htm    
 A partir dos trabalhos produzidos na atividade anterior, cada grupo organizará uma apresentação se valendo do ponto escolhido/sorteado.
Faça com que nenhuma das temáticas fique fora das apresentações, assim, determinados grupos poderão ficar com mais de um tema.
Os grupos deverão, por meio de exposição oral e cartazes, falar sobre o ponto de discussão, enfocando:
  • a forma em que o tema foi abordado em "Ilha das Flores";
  • a maneira que tal questão é discutida na sociedade atual;
  • se há diferenças entre a realidade histórica do filme (1989) e a atual (2010);
  • o conceito de igualdade entre os seres humanos, expresso no filme.
Dê alguns dias para que os alunos preparem essa atividade.
Cada grupo deverá apresentar seu trabalho em cerca de 10 minutos.
Ao final das apresentações, abra um espaço para questionamentos e comentários por partes dos demais colegas.

ATIVIDADE 05
Produção de texto
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000001313/md.0000016948.jpg
http://curitibativa.wordpress.com/2008/02/15/video-debate/      
 Ao final das atividades empreendidas, proponha uma breve discussão entre todos da turma, bem como a produção de um texto de opinião sobre os fragmentos finais do filme:
"Os humanos se diferenciam dos outros animais pelo telencéfalo altamente desenvolvido, pelo polegar opositor e por serem livres. Livre é o estado daquele que tem liberdade. Liberdade é uma palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém que explique e ninguém que não entenda." (parte do fragmento é de Cecília Meireles)
Os textos deverão discorrer sobre:
  • Liberdade: sonho que ninguém explica e ninguém que não entenda;
  • Qual é o seu conceito de liberdade?
  • Como  fica a liberdade para os seres humanos da Ilha das Flores?
  • Se a liberdade também é um fator que diferencia o homem, como podemos definir (mateforicamente) os seres humanos da Ilha das Flores?
Avaliação
Os alunos deverão ser avaliados nos seguintes aspectos:
  • compreensão e interpretação crítica do filme "Ilha das Flores";
  • produção de textos orais e escritos que possuam como temática as questões enfocadas em “Ilhas das Flores”.
Referência bibliográfica:
Site: portal do professor ( coleção de aulas ) .

Nenhum comentário:

Postar um comentário